Read the Beforeitsnews.com story here. Advertise at Before It's News here.
Profile image
By Center for a Stateless Society
Contributor profile | More stories
Story Views
Now:
Last hour:
Last 24 hours:
Total:

São Paulo e o desrespeito à mata

% of readers think this story is Fact. Add your two cents.


São Paulo é uma das maiores cidades do Brasil. Localizada no Sudeste do Brasil, é cidade mais populosa do Brasil, a segunda maior metrópole das Américas. O estado de São Paulo é o segundo mais rico do Brasil e utiliza seu poder para influenciar o comércio, as finanças e as relações externas do país. Apesar desse poder, a cidade de São Paulo está em decadência, com uma seca prolongada (ou “crise hídrica”, de acordo com os oficiais) e uma epidemia de dengue que paralisam a cidade.

A dengue é um problema frequente no Brasil, especialmente durante os meses chuvosos — no Sudeste, especialmente em meses chuvosos como janeiro e fevereiro. O vírus é transportado por mosquitos e, embora normalmente um fenômeno natural, a dengue este ano é resultado da ação estatal.

Para combater a seca, o fornecimento de água está sendo reduzido para forçar a conservação, negando água a milhões de pessoas, frequentemente por vários dias seguidos. Consequentemente, a população de São Paulo, impotente diante desse cenário, é obrigada a armazenar água em baldes e outros recipientes — locais perfeitos de reprodução dos insetos.

A seca parece estranha considerando o cenário ecológico que rodeia a cidade. São Paulo se localiza na fronteira do Planalto Brasileiro. Fluxos de lava basáltica moldaram a região e a erosão produziu um solo vulcânico rico em nutrientes. Por isso, essas terras já abrigaram densas florestas, uma grande variedade de biomas, incrível diversidade e 12% das reservas mundiais de água potável.

Contudo, a economia do crescimento não tem tratado bem a região. Apesar de naturalmente agraciada, o crescimento urbano continua a invadir a floresta, sendo que somente 7,3% da vegetação original permanece. Essa pilhagem originou a crise atual. Florestas saudáveis armazenam a água das chuvas durante períodos secos e produzem umidade que dá origem a precipitações.

Contudo, São Paulo é altamente industrializada e mecanizada e o setor financeiro necessita dessa expansão urbana. A cidade é altamente planejada por zonas, criando espaços de capital, pobreza e reservas estatais. As classes sociais ficam integradas especialmente, mas estruturas como muros e tecnologias de segurança isolam os ricos e forçam a estratificação social. O planejamento urbano gira em torno do capital. São Paulo é uma cidade empurrada de cima para baixo em direção à vegeração. Sua demanda por recursos é enorme.

Apesar da gravidade da situação atual, a floresta oferece redenção. É incrível o que nos pode ser ensinado pelos sistemas naturais. Quando consideramos os sistemas naturais, vemos a transformação do simples em algo complexo numa grande diversificação da vida de baixo para cima. A selva funciona sob as leis naturais da natureza. É a concorrência em um mundo de escassez, o mutualismo entre espécies de diferentes reinos, a cooperação entre os três grandes domínios da vida e os processos seletivos que ordenam o mundo natural. Ao observarmos a ordem complexa da floresta, um mundo livre do arquismo é revelado.

Então estudemos a floresta e observemos novamente a civilização. Devemos construir os comuns e uma sociedade digna da floresta.

Instituições comuns, livres das limitações e restrições do crescimento pelo crescimento permitem que mercados democráticos se desenvolvam. Esses mercados estão livres de políticos que continuamente fracassam naquilo que declaram fazer. A partir das regras naturais da escassez, uma ética conservacionista emerge. Não haverão mais ilhas de floresta em um oceano de industrialização capitalista, mas o oposto. A floresta se tornará parte da cidade e as vastas áreas de selva raramente serão ocupadas por nossos corpos. Matas conservadas estarão cheias de água.

Essa é a liberdade radical a natureza da liberdade — progresso verdadeiro, autogerido e sustentável.

Traduzido por Erick Vasconcelos.

The Center for a Stateless Society (www.c4ss.org) is a media center working to build awareness of the market anarchist alternative


Source: http://c4ss.org/content/36409


Before It’s News® is a community of individuals who report on what’s going on around them, from all around the world.

Anyone can join.
Anyone can contribute.
Anyone can become informed about their world.

"United We Stand" Click Here To Create Your Personal Citizen Journalist Account Today, Be Sure To Invite Your Friends.

Please Help Support BeforeitsNews by trying our Natural Health Products below!


Order by Phone at 888-809-8385 or online at https://mitocopper.com M - F 9am to 5pm EST

Order by Phone at 866-388-7003 or online at https://www.herbanomic.com M - F 9am to 5pm EST

Order by Phone at 866-388-7003 or online at https://www.herbanomics.com M - F 9am to 5pm EST


Humic & Fulvic Trace Minerals Complex - Nature's most important supplement! Vivid Dreams again!

HNEX HydroNano EXtracellular Water - Improve immune system health and reduce inflammation.

Ultimate Clinical Potency Curcumin - Natural pain relief, reduce inflammation and so much more.

MitoCopper - Bioavailable Copper destroys pathogens and gives you more energy. (See Blood Video)

Oxy Powder - Natural Colon Cleanser!  Cleans out toxic buildup with oxygen!

Nascent Iodine - Promotes detoxification, mental focus and thyroid health.

Smart Meter Cover -  Reduces Smart Meter radiation by 96%! (See Video).

Report abuse

    Comments

    Your Comments
    Question   Razz  Sad   Evil  Exclaim  Smile  Redface  Biggrin  Surprised  Eek   Confused   Cool  LOL   Mad   Twisted  Rolleyes   Wink  Idea  Arrow  Neutral  Cry   Mr. Green

    MOST RECENT
    Load more ...

    SignUp

    Login

    Newsletter

    Email this story
    Email this story

    If you really want to ban this commenter, please write down the reason:

    If you really want to disable all recommended stories, click on OK button. After that, you will be redirect to your options page.