Read the Beforeitsnews.com story here. Advertise at Before It's News here.
Profile image
By Center for a Stateless Society
Contributor profile | More stories
Story Views
Now:
Last hour:
Last 24 hours:
Total:

A Circunscrição do Crédito como Bem Comum, Parte II

% of readers think this story is Fact. Add your two cents.


Em uma coluna anterior, Examinei a maneira como aqueles que elogiam Elon Musk, Jeff Bezos e sua turma por seu “gênio criativo” ou “criação de valor” estão perdendo o crédito. Todos os componentes dos projetos da Tesla e do modelo de compras e logística online da Amazon já existiam. O conceito de “visão geral” de como combiná-los, longe de ser uma visão única em um século reservada a grandes cérebros empreendedores como Musk e Bezos, era bastante óbvio. Era o mesmo nível de “gênio” que ocorre todo fim de semana em milhares de sessões de besteira em dormitórios universitários alimentados com maconha, e que o próprio Musk exibe virtualmente todas as vezes que aparece em um podcast. E o trabalho real – colocá-los juntos e otimizá-los – veio inteiramente dos trabalhadores, fossem eles engenheiros das equipes de desenvolvimento ou trabalhadores da produção no chão da fábrica.

A única função de Bezos e Musk era fornecer financiamento, porque eles tinham o dinheiro. E o fato de que as equipes que realmente fizeram o trabalho estavam em posição de contar com ricos capitalistas arriscados para o capital inicial, e que estes últimos estavam na posse desse capital em primeiro lugar, era uma função da história e da estrutura falha do sistema.

Meu foco principal na coluna anterior foi sobre a natureza daqueles problemas estruturais – particularmente o sistema de crédito capitalista – que impedem os trabalhadores da engenharia e da produção de organizar e financiar seus próprios esforços inovadores. Não pretendo repetir isso aqui.

Mas em minha discussão sobre a disponibilidade de todos os pré-requisitos para as inovações atribuídas a Musk e Bezos, e a obviedade de colocá-los juntos de acordo com um determinado padrão, deixei de notar como essa generalização é historicamente confirmada pelo conceito de “tempo de máquina a vapor”. A maioria das inovações importantes é produto do intelecto social. Isso se reflete no fato de que, quando todos os pré-requisitos técnicos ou componentes existem em nosso kit de ferramentas coletivo, e a necessidade de uma inovação se demonstra, essa inovação aparece simultaneamente em vários lugares diferentes.

O exemplo óbvio é (ironicamente) Tesla vs. Edison. Mas olhe para o cálculo. Os gregos e árabes desenvolveram a trigonometria e os árabes desenvolveram a álgebra. E então a humanidade chegou ao ponto em que uma ferramenta matemática era necessária para lidar com coisas como trajetórias de artilharia de mecânica orbital e coisas do gênero, e o que aconteceu? Newton e Leibniz desenvolveram o cálculo independentemente.

A maior parte da inovação está combinando criativamente componentes da prateleira já criados pelo intelecto social, em resposta a problemas que qualquer número de pessoas percebe quando surgem. E quando o problema, oportunidade ou necessidade não atendida se mostra, qualquer número de inovadores individuais, ou equipes de inovadores, começam a pegar esses componentes da prateleira e colocá-los juntos.

A inovação é coletiva da mesma forma que a Wikipedia, ou e Software Livre e Aberto, é coletivo. É o produto de um processo estigmérgico e sem permissão que agrega muitas contribuições grandes ou pequenas em um design geral – um produto social que é maior do que a soma de suas partes e não pode ser atribuído a nenhuma delas.

Pessoas como Elon Musk e Jeff Bezos têm fortunas na casa das dezenas de bilhões de dólares e estão a caminho de dobrar essas fortunas desde o início da pandemia da COVID-19, apesar de o resto de nós vivermos em uma depressão, não por causa de qualquer intelecto especial, percepção ou originalidade de sua parte. Essa percepção, embora não seja universal, é bastante comum. Eles fizeram fortunas enormes porque detêm o monopólio de uma função necessária para colocar em prática os insights e as visões: capital de risco ou crédito. E uma vez que as inovações são realmente desenvolvidas, eles contam com outro monopólio – propriedade intelectual – para extrair mais receitas delas.

A riqueza agregada dos bilionários chega a milhares de dólares para cada ser humano. E é a riqueza que eles extraíram ao erguer um pedágio que impede e cobra tributo por essa função básica de pegar componentes das prateleiras que foram criados por nosso intelecto coletivo e social e colocá-los juntos de novas maneiras de acordo com os insights produzidos pelo intelecto coletivo. Por causa dessa barreira de pedágio, as inovações criadas pelo intelecto social, em vez de enriquecer todos nós com maior qualidade de vida e redução do trabalho, tornam-se artificialmente escassas e caras para todos nós. E o custo extra que pagamos vai para o bolso deles.

Eles são rentistas, que exploram seu monopólio na função de capital de risco alimentando-se do insight e do intelecto dos reais criadores de valor e da necessidade dos consumidores. E eles foram colocados em uma posição para fazer isso por um sistema que foi criado para tornar pessoas como eles ricas às custas do restante de nós.

Vamos destruir esse sistema.

The Center for a Stateless Society (www.c4ss.org) is a media center working to build awareness of the market anarchist alternative


Source: https://c4ss.org/content/53490



Before It’s News® is a community of individuals who report on what’s going on around them, from all around the world.

Anyone can join.
Anyone can contribute.
Anyone can become informed about their world.

"United We Stand" Click Here To Create Your Personal Citizen Journalist Account Today, Be Sure To Invite Your Friends.

Please Help Support BeforeitsNews by trying our Natural Health Products below!


Order by Phone at 888-809-8385 or online at https://mitocopper.com M - F 9am to 5pm EST

Order by Phone at 866-388-7003 or online at https://www.herbanomic.com M - F 9am to 5pm EST

Order by Phone at 866-388-7003 or online at https://www.herbanomics.com M - F 9am to 5pm EST


Humic & Fulvic Trace Minerals Complex - Nature's most important supplement! Vivid Dreams again!

HNEX HydroNano EXtracellular Water - Improve immune system health and reduce inflammation.

Ultimate Clinical Potency Curcumin - Natural pain relief, reduce inflammation and so much more.

MitoCopper - Bioavailable Copper destroys pathogens and gives you more energy. (See Blood Video)

Oxy Powder - Natural Colon Cleanser!  Cleans out toxic buildup with oxygen!

Nascent Iodine - Promotes detoxification, mental focus and thyroid health.

Smart Meter Cover -  Reduces Smart Meter radiation by 96%! (See Video).

Report abuse

    Comments

    Your Comments
    Question   Razz  Sad   Evil  Exclaim  Smile  Redface  Biggrin  Surprised  Eek   Confused   Cool  LOL   Mad   Twisted  Rolleyes   Wink  Idea  Arrow  Neutral  Cry   Mr. Green

    MOST RECENT
    Load more ...

    SignUp

    Login

    Newsletter

    Email this story
    Email this story

    If you really want to ban this commenter, please write down the reason:

    If you really want to disable all recommended stories, click on OK button. After that, you will be redirect to your options page.